domingo, 20 de fevereiro de 2011

EMOÇÕES MARCAM O RETORNO DOS EVENTOS DA CASA DO POETA NA ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS!




Nossa volta, após uma ausência durante todo segundo semestre de 2010. O sorriso e abraços dos amigos confrades e confreiras,   dos amigos da diretoria da Casa do Poeta de Campinas (na foto com José Roberto Teixeira e o excelente declamador José Luiz Lopes).       A escolha do poema "METADE DE MIM" (Ferreira Goulart)  emocionou todos os presentes e a nós pessoalmente durante sua apresentação (veja texto abaixo). 
Os melhores looks das apresentações podem ser vistos no site http://www.vipvirtual.com.br/ , através da cobertura extraordinaria de Augusto Barreto.        


"METADE DE MIM"

Que a força do medo que tenho,
Não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo em que acredito
Nõ me tape os ouvidos e a boca.
Porque metade de mim é o que eu grito,
Mas a outra metade é silêncio.

Que a musica que ouço ao longe,
Seja linda, ainda que tristeza.
Que a mulher que eu amo
Seja pra sempre amada,
Mesmo que distante.
Porque metade de mim é partida,
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece,
Nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas
Como a única coisa
Que resta a um homem
Inundado de sentimentos.
Porque metade de mim é o que ouço,
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora,
Se transforme na calma
E na paz que eu mereço,
E que essa tensão
Que me corroi por dentro
Seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que penso,
Mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se faste
E que o convivio comigo mesmo
Se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita
Em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infancia.
Porque metade de mim
É a lembrança do que fui.
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso 
Mais do que uma simples alegria
Para me fazer aquietar o espirito.
E que o teu silencio
Me fale cada vez mais.
Porque metade de mim é abrigo,
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta,
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar.
Porque é preciso simplicidade
Para fazê-la florescer.
Porque metade de mim é plateia
E a outra metade é poesia.

E que a minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor!
E a outra metade,  também!
                                                                                Ferreira Goulart

Acesse o blog:   http://www.lirismoacademico.blogspot.com/       -      agmoncarlos@gmail,com 

2 comentários:

  1. Quantas emoções nesse seu retorno aos saraus literários! A volta com os amigos... (fotos e abraços)
    Se tivesse uma musica tema para você naquele sábado, seria a do Rei Roberto Carlos:
    "Quando eu estou aqui
    Eu vivo esse momento lindo" RC

    ResponderExcluir
  2. Vim para dizer uma palavra e devo dizê-la agora. Através do poema se revive a vida ou se viaja no mundo das palavras. Em nome do belo, se pinta se escreve, se canta, é através do amor que a vida vira poesia. Li várias poesias desse BLOG e todas elas me encantaram, com suas linguagens eloqüentes e requintadas, são poesias comprometidas com o belo. Esse Blog nos oferece a oportunidade de podermos apreciar uma poesia comprometida com a beleza das coisas da natureza humana, as coisas do céu, do mar, da terra. Para aqueles que visitam esse BLOG pela primeira vez, pode-se acentua que ele combina as mais elevadas e vividas percepções da realidade espiritual com poemas adornados e absolutamente individual. Tenho a certeza que a originalidade e a sensibilidade dos poemas aqui postados vai conquistar a admiração e a te mesmo o fervor de milhões de pessoas comprometidas com o universo poético.
    Luiz Menezes de Miranda.
    Salvador, Bahia
    e-mail luizluis280@hotmail.com

    ResponderExcluir