sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DIRETORES DA CASA DO POETA VISITAM A EXPOSIÇÃO "MEMÓRIAS DO COMÉRCIO DE CAMPINAS" NO MEGA EVENTO DO SESC/BONFIM





Desde os primórdios das civilizações, o comércio estimulou as viagens de exploração. Foi a primeira atividade de comunicação entre os povos, com base na troca de mercadorias.
O Brasil nasceu sob a égide do comércio. Primeiro no litoral e depois nos sertões, o desafio era embrenhar-se nas matas desconhecidas e estender as fronteiras até onde era possivel negociar.
A historia do comércio no estado de São Paulo também é marcada pelas aventuras dos roceiros à beira dos caminhos do ouro; pelas viagens dos tropeiros, que cruzavam o país levando mercadorias no lombo de seus animais; pelos sons produzidos pelos mascates estrangeiros, que anunciavam tecidos e produtos sofisticados ; pelas feiras, pelos mercados e armazens, que expunham e vendiam produtos dos mais variados.
Todos esses elementos estão presentes na história do comércio de Campinas. Eles se misturam e contam uma trajetória de crescimento e mudanças economicas. Principalmente por meio do relato dos comerciantes e comerciários locais, se evidencia a busca constante por novos desafios e novos negócios, São esses homens e mulheres do comércio que verdadeiramente impulsionaram e impulsionam o desenvolvimento da região.
A exposição "Memórias do Comércio de Campinas" é parte de ampla pesquisa realizada pelo Museu da Pessoa em parceria com o SESC São Paulo.
Numa demonstração do altissimo nivel cultural dos seus associados e diretores da CASA DO POETA DE CAMPINAS, estiveram presentes no SESC/BONFIM no ultimo dia 21 (5a feira) o lendário Presidente de Honra Perpétuo e fundador da CASA DO POETA DE CAMPINAS, João Baptista Muniz Ribeiro e os diretores José Roberto Teixeira, José Luiz Pires e Agmon Carlos Rosa. A brilhante e magnifica artista plástica Olga Beatriz Dias de Benevides representou os associados daquela entidade. A visita foi ciceroneada pelo historiador Samuel Ribeiro dos Santos e a simpatisissima companheira Claudia Nascimento, ambos funcionários do SESC,
Nas fotos vemos (acima) José Luiz Pires, Agmon Carlos Rosa, Claudia Nascimento, Benedita Vilaverde, José Roberto Teixeira, Olga Beatriz Diaz de Benevides e João Baptista Muniz Ribeiro.
(meio) José Roberto Teixeira, João Baptista Muniz Ribeiro, Olga Beatriz Diaz de Benevides, Agmon carlos Rosa, José Luiz Pires e Benedita Vilaverde.
(abaixo) O lendário Presidente de Honra Perpétuo da Casa do Poeta de Campinas, ladeado pelos funcioonários do SESC, Samuel Ribeiro dos Santos e Claudia Nascimento.
Fotos gentileza do "paparazzi" José Luiz Pires.

2 comentários:

  1. 2010 certamente vai solidificar ainda mais a instituição Casa do Poeta de Campinas, um novo conceito está rompendo barreiras pessoais, culturais e ideológicas, uma nova concepção navega calmamente por águas revoltas. O Poeta é um visionário,sonhador,empreendedor e idealizador, aguardem.
    Abraços fraternais,
    José Luiz Pires

    ResponderExcluir
  2. O blog da Casa do Poeta de Campinas está maravilhoso. Nossos parabéns ao Agmon Carlos Rosa pela iniciativa e aproveitamos para convidar nossos amigos e associados para acessarem o blog e postarem seus comentários, assim como assinarem como seguidores.
    JOÃO BAPTISTA MUNIZ RIBEIRO, Presidente

    ResponderExcluir