domingo, 28 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO (João Baptista Muniz Ribeiro)



ORAÇÃO Soneto de João Baptista Muniz Ribeiro, pg. 78 do livro LAGRIMAS E RISOS (Sonetos, Edição 1995)

Meu Deus amado, muito te agradeço
Pela vida feliz que tenho tido...
Se, pelos anos, tive algum tropeço,
Garanto que não foi por mim sentido.

Sempre vivi em paz e reconheço
Quanto sou nesta lida protegido.
Não julgo se mereço ou desmereço,
Pois coube a Ti, Senhor, ter-me escolhido.

Ao longo da existência - venturoso, -
Nunca pisei em solo pedregoso,
E tão felizes são os dias meus!

Pelo ditoso lar, onde cresci,
Pela familia, que feliz construi,
Por tudo, eu Te agradeço, meu bom Deus!

JOÃO BAPTISTA MUNIZ RIBEIRO, idealizou e criou a CASA DO POETA DE CAMPINAS e é também seu Presidente Perpétuo. A atual diretoria tem sido uma das mais atuantes e é composta por intelectuais, academicos, poetas e literatos de altíssimo nivel e que tem recebido os maiores elogios da critica, dos associados, dos amigos e de simpatizantes em geral. 2010 é o ano da CASA DO POETA DE CAMPINAS!!!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A CASA DO POETA, SEUS FUNDADORES EM 1996 E ATUAL DIRETORIA EM 2010





Na fóto acima, vemos os fundadores da CASA DO POETA DE CAMPINAS na histórica reunião em 20/10/1996, primeira postagem deste blóg em 05/02/2009;
Meio - Segunda postagem neste blog, evento do dia 17/02/2009. Vemos o publico presente (26 no total) Hoje o público presente nos eventos da Casa do Poeta tem superado uma centena de literatos, poetas, acedemicos, simpatizantes, convidados especiais e público em geral.
Abaixo - Atual diretoria da CASA DO POETA DE CAMPINAS, no evento do dia 20/02/2010 vendo da esquerda para a direta, Jael Leme Cardoso Araujo, Maria Terezinha T.C.Ribeiro, Jose Roberto Teixeira, Arita Damasceno Pettená, Agmon Carlos Rosa, José Luiz Pires, Flávio de Azevedo Levy, João Baptista Muniz Ribeiro (honorável Presidente Perpétuo) Geny Fuzato Dagnoni, Edison Giuliano e Celia Paulino da Silva. Essa diretoria e seus novos diretores são responsável pelo crescimento e sucesso atual Casa do Poeta de Campinas. Diretores ausentes no evento e na foto: Marilza Pereira Calsavara, 2a Secretária; Dulcinéa Lima Marchiori, 3a Secretária; Ângelo Dagnoni, Relações Públicas; Marly Straciéri, Promoções Culturais; Durval Otero, Diretor de Patrimônio; Dr. Roberto Correa, Diretor Juridico;

ESSES ARTISTAS PLÁSTICOS FANTÁSTICOS E SEUS QUADROS MARAVILHOSOS!!!




Nas fotos (cobertura de Augusto Barreto do site www.vipvirtual.com.br) vemos a academica CELIA PAULINO, da diretoria da Casa do Poeta de Campinas e dois dos seus quadros maravilhosos expostos durante o evento do ultimo dia 20/02/10 na Academia Campinense de Letras.
Na foto abaixo vemos o CIRCO quadro premiado do artista plastico JUSTO VIDELA JUNCOS-JUSTUS, ladeado pelo Presidente Perpétuo da Casa do Poeta de Campinas, JOÃO BAPTISTA MUNIZ RIBEIRO (sonetistajbap@gmail.com)

ESSES POETAS FANTÁSTICOS E SEUS POEMAS MARAVILHOSOS!!!




"MULHER SORRISO" (Maria Regina Nascimento do Norte)

Mulher sorriso, semelhante a um paraizo,
Que viveu aqui comigo e aí no céu está!
Voce se foi, saudade aqui ficou,
Do meu peito esta dor, só Deus pode tirar.

Aqui ficou a esperança, a certeza, seu encanto,
Sua beleza e seu mais sincero amor.
Mulher sorriso, a beleza, o seu encanto
Nunca vi cair um seu pranto.

Voce sofreu sem reclamar!
Aqui estou com amor no coração,
Voce vai ser minha canção
pois sempre vou te amar...

Maria Regina Nascimento do Norte, a mais nova poetisa da nossa CASA DO POETA DE CAMPINAS, fez sua estreia neste primeiro evento de 2010. (na foto durante sua apresentação na Academia Campinense de Letras)

A CAPACIDADE DOS HOMENS! (Miguel Paulo Mesquita)

Deus deu aos homens a capacidade
e a inteligencia que ajuda a humanidade
quando colocada em prática.
O homem foi a lua, viajou ao espaço,
conheceu outros planetas,
foi até ao fundo do mar
e descobriu novas espécies de animais.

Mas muitas vezes se torna vitima
de suas próprias invenções e conquistas.
Na construção de bombas,
pode acabar com todo nosso planeta.

Muitas vezes pensamos que sabemos tudo,
mas não sabemos nada.
O mesmo homem que se faz de inteligente,
morre com uma simples picada de mosquito

Miguel Paulo Mesquita, outro estreante da Casa do Poeta de Campinas. Muito talento e competencia dessa gente maravilhosa. Parabens.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A NOVA GERAÇÃO FASHION LITERÁRIA E ARTISTICA DE CAMPINAS LOTOU O PRIMEIRO EVENTO DO ANO DA CASA DO POETA NA ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS!!!




O interesse foi óbvio, o registro honesto, mas sem pretensão, com mínima e inevitável reverencia, mostra a CASA DO POETA DE CAMPINAS em uma das suas fases mais produtivas. A nova sensação no mundo fashion da literatura e da arte local, recebeu perto de uma centena de apaixonados fashionistas, a boemia e a art-nouveau na abertura da sua temporada de eventos neste ano de 2010 na ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS!
A quase totalidade da diretoria esteve presente com destaque para o Presidente João Baptista Muniz Ribeiro e a primeira-dama: Maria Terezinha T.C. Ribeiro, agora como nova diretora de finanças; a vice-presidente Geni Fuzato Dagnoni; o diretor de promoções artisticas e tenor Edson Giuliano; o Diretor de MKT e divulgação Agmon Carlos Rosa e tbm Jael Leme Cardoso de Araujo; a diretora de compras e academica Celia Paulino da Silva e seu esposo Manoel Leandro da Silva; Arita Damasceno Pettená, oradora e os novos diretores Jose Roberto Teixeira e Jose Luiz Pires, este ultimo acompanhado de sua simpaticissima e elegante esposa.

CONVIDADOS ILUSTRES E BRILHANTE COBERTURA DO SITE VIPVIRTUAL
Registramos a presença de Jose Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, tri neto de Hercules Florence, Diretor de Marketing e de Eventos da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Liricos de Campinas) e Guardião da Cultura de Campinas e também do jovem e brilhante Augusto Barreto, do site VIPVIRTUAL responsável pela extraordinaria cobertura fotográfica do evento. Do companheiro das artes Ronaldo Simões Gomes (Batata) da Coordenadoria Setorial das Bibliotecas Públicas da Secretaria da Cultura de Campinas figura extraordinária e amigo pessoal.


ELEGANCIA, CRIATIVIDADE E CONCEITO NAS ARTES E LITERATURA!
Em sequencia aleatória tivemos a seguinte apresentação dos presentes neste evento:
Adelina Cardoso de Sá, interpretou o seu Encontro de Poetas; Miriam Brasilino de Carvalho Miatto e o seu A Vida e a Arte; Maria Regina Nascimento do Norte, em sua primeira participação, declamou o seu Homenagem a Mulher Sorriso; José Roberto Teixeira, o seu mais recente trabalho em homenagem a cidade de CAMPINAS; José Luiz Pires, se emocionou ao interpretar O Dia que me Encontrei, sua criação em homenagem a sua amada esposa, muito aplaudido pelos presentes; Miguel Paulo Mesquita, o seu A Capacidade dos Homens; Eunice Rodrigues Pontes, declamou Terra; Meire Nascimento o seu tradicional "OLÉ"; a pequena grande poetisa Jael Leme Cardoso Araujo e a sua A Escada da Vida; Marlene Maria Gomes, o seu Oh! Lembranças; Antonio Lacerda o seu Enigma da Vida; Rosana Marinho, o seu Pedido de Casamento; José Luiz Lopes, declamou Estância; Geni Fuzato Dagnoni declamou Marcas da Ilusão; O tenor Edson Giuliano acompanhado ao piano pela profesora Maria Lourdes Vasques Leite, interpretou uma sequencia de belissimas musicas do seu repertório, finalizando com a tradicional Conceição em homenagem a academica Conceição Arruda Toledo; Arita Pettena declamou o seu Manifesto; A diretora de compras, academica Celia Paulino da Silva apresentou duas das suas obras primas; André Pereira leu seu poema Gozação; Justo Videla Juncos-Justus exibiu seu quadro premiado O Circo; o Presidente João Baptista Muniz Ribeiro declamou um dos sonetos do seu livro lagrimas e Risos; Agmon Carlos Rosa declamou Se um Dia Eu me Cansar da Vida! e a academica Conceição Arruda Toledo encerrou o evento com belissima interpretação de seu trabalho.

Nas fotos de Augusto Barreto do site VIP VIRTUAL vemos a tradicional pose dos participantes e convidados presentes no evento e uma parcial do coquetel de encerramento. Outras fotos poderão ser vistas diretamente no site www.vipvirtual.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ACADEMIA CAMPINEIRA DE LETRAS, CIENCIAS E ARTES DAS FORÇAS ARMADAS



Tem a honra de convidar VS. Familia e Amigos para o evento que fará realizar no proximo dia 24/02/10 as 20 hs na ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS (Rua Marechal Deodoro, 525 centro). O evento é aberto ao público
PROGRAMA
Palestra: Vida e Obra de Jota Toledo. Palestrante: Geni Fuzatto Dagnoni
Posse dos novos academicos:
Adacir de Carvalho Zini - advogada
Vera Pessagno Brescia - Psicóloga
Vera Sofia - artista plastica
Parte Artistica - Vera Pessagno Brescia cantará obras de Villa Lobos do seu mais recente CD
Exposição de quadros de Vera Sofia.
Comunicado enviado por Jose Eduardo Gagliardi Florence Teixeira

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O MEGA EVENTO DA CASA DO POETA ABRIRÁ O DESFILE DE EMOÇÕES NO MUNDO FASHIONISTA DAS LETRAS E DAS ARTES !!!



A nova sensação no mundo fashionista das letras e das artes, a CASA DO POETA DE CAMPINAS vai lotar o Salão Nobre da Academia Campinense de Letras, dia 20 de Fevereiro (sabado) a partir das 14 hs, no primeiro mega evento do ano 2010. Um roteiro imperdível de emoções para a nova geração da elite cultural e intelectual de Campinas. Este é um convite especial para gente que é sinonimo de elegância, beleza, criatividade e conceito nas letras e nas artes. Voce poderá agendar sua participação no local antes da abertura oficial do evento. No encerramento teremos a confraternização geral dos presentes, fotos especiais, sorteio de brindes e coquetel. O espetáculo é aberto ao público em geral.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE DE HONRA DA CASA DO POETA, AGORA TAMBÉM O MAIS NOVO SONETISTA CIBERNÉTICO NA INTERNET



Em absoluto furo de reportagem, informamos aos nossos amigos poetas, literatos, academicos, intelectuais e seguidores deste blog que, a partir desta data nosso bem amado amigo pessoal JOÃO BAPTISTA MUNIZ RIBEIRO, idealizador, fundador e lendário Presidente de Honra Perpétuo da CASA DO POETA DE CAMPINAS, é o mais novo sonetista cibernético na Internet. Brevemente estará criando um blog especial com toda sua óbra poética. Está eufórico e já postou seu primeiro e-mail. Vamos lotar sua Caixa de Entrada, certamente, estará respondendo a todos. Seu e-mail: sonetistajbap@gmail.com Aos que desejarem cumprimentá-lo poderão fazê-lo pessoalmente no próximo dia 20 de Fevereiro (sabado) a partir das 14 hs na ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS, quando oficialmente estará discursando na abertura do primeiro evento do ano 2010 da CASA DO POETA DE CAMPINAS.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PRIMEIRO EVENTO DO ANO DA CASA DO POETA DE CAMPINAS, DIA 20 FEVEREIRO (SABADO) NA ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS!!!



Fundada em 20/10/1996 e pela Lei 11104 de 21/12/2001, Órgão de Utilidade Pública Municipal, a CASA DO POETA DE CAMPINAS, tem a honra de convidar VS. Família e Amigos para o seu primeiro MEGA EVENTO do Ano de 2010, dia 20 de Fevereiro (sabado) a partir das 14 hs. no Salão Nobre da ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS (Rua Marechal Deodoro, 525, centro. Oportunamente estaremos divulgando a extensa programação do encontro litero-cultural, artistico e musical. Após o evento haverá confraternização geral dos presentes, com fotos, sorteio de brindes e outras atrações.
JOÃO BAPTISTA MUNIZ RIBEIRO, Presidente de Honra Perpétuo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PEDACINHO COLORIDO DE SAUDADE, ETERNAMENTE ! (Agmon Carlos Rosa)



PEDACINHO COLORIDO DE SAUDADE, ETERNAMENTE!

Queria recolher da vida diária,
algo do seu conteúdo humano,
fruto da convivência que torna
mais bonito, nosso viver cotidiano!

Olho então ao redor de mim,
onde vivem os assuntos
que merecem uma poesia, sim.
E nessa busca do ocasional,
a emoção de reencontrar uma velha
amiga, num flagrante do Carnaval.

Falamos da alegria geral
das marchinhas que todos cantam,
por isso são antigas assim,
mas continuam vivas em nós,
nos pertencem e nos encantam.

Pierrôs, Colombinas e Arlequins
não existem mais, não há
palhaços no salão, confetes, serpentinas,
lança perfume, fantasias de cetim.

Já não se brincam mais
Carnaval como antigamente.
Mitos, paixões, lirismo e fantasias
são coisas do passado, CONFETE...
PEDACINHO COLORIDO DE SAUDADE,
ETERNAMENTE!!!

ESTRANHA NOSTALGIA (Pereira dos Santos)


ESTRANHA NOSTALGIA (Poema de Pereira dos Santos)

Em quase todos os lugares
Há algo nesta cidade que me fascina.
Eu não sei se são suas velhas ruas,
ou se são suas velhas histórias.
Eu não sei o que me atrai
pra essas velhas esquinas,
pra tentar sentir o seio da velha Campinas.

Oh! de onde vem essa estranha nostalgia
por lugares e pessoas que nunca conheci?
De onde vem essa estranha
vontade de viver o passado,
de esquecer o agora,
de lembrar tudo depois
e viver o outróra?

De onde vêm essas imagens de um mundo antigo,
empoeirado, em preto e branco, esquecido,
longiquo, imortalizado, cheirando a mofo,
perdido em épocas imemoriáveis?
Ah! admirável nova velha vida!
juventude senil, alma encanecida!
Oh! o novo nasceu velho!

Na foto o jovem poeta PEREIRA DOS SANTOS em uma das suas apresentações no evento da CASA DO POETA DE CAMPINAS na ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS