sexta-feira, 26 de março de 2010

ETIQUETA... (Assistindo Concertos)



ETIQUETA... (Assistindo Concertos)
Por mais que voce goste de suas gravações de música clássica e aprecie ouvir programação na Internet ou no radio, nada se compara a assistir a um espetáculo ao vivo. É importante contextualizar o ambiente do concerto para então compreender (e aceitar) as regras de comportamento em um hall sinfônico, sala de música de câmera ou teatro de ópera. Elas também valem para locais que recebem eventos musicais, como igrejas e auditorios. Existe uma etiqueta dos concertos a ser seguida de forma a voce e todos no local aproveitarem ao máximo a performance ao vivo dos músicos.
A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO
Devido a dinâmica própria da música clássica, é comum a alternância de volumes altos e baixos, ou seja, para apreciar ao máximo a arte musical é importante manter o silêncio, senão voce perde uma parte significativa da beleza da coisa e os músicos perdem a concentração necessária. Tem sido lamentávelmente comum ouvir mais de um celular tocar durante concertos. Pior é quando o infeliz resolve atender. Quanto aos comentarios com os amigos, melhor fazê-los na hora do interválo ou esperar entre uma peça e outra, quando o som das palmas quebra o silêncio da sala.
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA
A maior parte das obras de música clássica tem mais de uma parte (movimento) Concertos usualmente são divididos em três partes, sinfônicas em quatro, e assim vai... ou seja, quando a execução musical termina, não necessáriamente a musica terminou. Pode ser apenas o final de uma parte. Em concertos, aplaude-se sómente ao final da execução de todas as partes da música. Para tal, é necessário saber quantas partes tem cada obra executada. Como os interpretes não avisam isso, o programa torna-se muito importante, pois traz o nome das músicas e todas as suas partes. O programa costuma ser vendido ou distribuido graciosamente.
Quem começa a frequentar concertos as vezes aplaude fora da hora por achar que a música terminou. Não há problemas em aplaudir, apenas não é esse o costume. É estranho, mas não é o fim do mundo. Há frequentadores assíduos que se incomodam com as palavras fora da hora e manifesta sua insatisfação. Se voce aplaudir por engano ou por ter se emocionado com a óbra, não se preocupe. Fique a vontade e sinta-se sempre bem vindo nas salas de concerto. Muitos regentes e interpretes não se incomodam com palavras fora da hora. Importante mencionar que, na ópera aplaude-se sem qualquer problema, no meio da encenação, após uma performance relevante dos cantores. O mesmo acontece em balés. Cantores e bailarinos adoram receber a reação positiva do público no calor do momento.
O INTERVALO E OS CONTATOS SOCIAIS
Praticamente todos os concertos de música clássica tem intervalos. Este é o momento de voce fazer comentarios, esticar as pernas, tomar café, ver e ser visto. Concertos são eventos sociais igualzinhos a idas ao cinema, ao teatro ou a exposições. É um programa onde voce encontra pessoas de sensibilidade especial, pois a música requer mesmo um ouvido sensível. No Brasil, ainda não são comuns eventos do tipo "um drink antes" ou "um drink depois" organizados pela própria entidade que apresenta o concerto. Mas há quem ofereça palestras antes do concerto, o que acaba abrindo oportunidades para ampliar o leque de contatos.
Transcrito da Internet pelo "Guardião da Arte" Jose Eduardo Gagliardi Florence Teixeira.

Um comentário:

  1. Belíssima matéria do José Eduardo, se fazer conhecedor de como se portar em qualquer situação é requisito fundamental, é parâmetro do intelecto, e a Casa do Poeta de Campinas demonstra ousadia em informar.
    Parabéns também ao nosso presidente João Batista por expor em seu blog as técnicas de se compor um soneto.

    ResponderExcluir